
PRESIDENTE CHISSANO E GOVERNADOR MUSSANHANE PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO LIVRO GESTÃO AMBIENTAL: O CAMINHO PARA O ALCANCE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Nos dias 23 e 26 de Julho de 2024, as cidades de Maputo e Inhambane assistiram ao lançamento do livro Gestão Ambiental: O Caminho para o Alcance do Desenvolvimento Sustentável, uma obra genuinamente moçambicana escrita por Nunes Tomás Mazivile, mais conhecido como Mazivila. O livro, que conta com oito capítulos e mais de 360 páginas, é prefaciado pelo Prof. Dr. Jorge Ferrão, Magnífico Reitor da Universidade Pedagógica, onde o autor se formou.
Durante a apresentação do livro em Maputo, o antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Alberto Chissano, destacou que, inicialmente, a mensagem sobre a gestão ambiental não foi bem compreendida em Moçambique. Chissano lembrou que o país, como membro das Nações Unidas, se inspirou nos princípios da Declaração da Primeira Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em Estocolmo em 1972, que preconizava a necessidade de “Cada país estabelecer suas próprias normasˮ. Em resposta, Moçambique incorporou o “Direito ao Ambiente” na Constituição de 1990.
Chissano também mencionou a criação do Ministério para a Coordenação da Ação Ambiental (MICOA) em 1994, hoje com uma nova designação, e encorajou Mazivila a continuar contribuindo com conhecimento para inspirar Moçambique e a região. Joaquim Chissano aproveitou a ocasião para refletir sobre a prontidão da sociedade moçambicana para enfrentar desafios ambientais como mudanças climáticas, assentamentos inadequados e destruição florestal.
Por sua vez, Mazivila, afirmou que o livro é uma expressão de seu sonho de ver a gestão ambiental como um pilar central do desenvolvimento em Moçambique. O autor sublinhou a importância de investir em recursos financeiros e na conscientização para evitar uma pegada ecológica negativa e destacou que a proteção ambiental deve ser uma responsabilidade colectiva.
Por seu turno, o Governador da Província de Inhambane, Eduardo Mussanhane, elogiou a qualidade do ensino moçambicano e destacou que o livro é o primeiro escrito por um moçambicano para Moçambique e para a África Austral. Ele parabenizou ao Prof. Dr. Jorge Ferrão pelo apoio ao projecto e afirmou que a obra possui um valor técnico e científico notável.
Por: Nunes Mazivila
